Se você tem uma moto, carro ou veículo similar no Piauí, deves ficar de olho no processo de pagamento do IPVA 2020 PI. Isso porque nesse ano esse imposto deverá ser pago obrigatoriamente por todo o proprietário de um veículo automotor.

IPVA 2020 PI
IPVA 2020 PI

IPVA 2020 PI

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi criado no ano de 1985 primeiramente no estado de São Paulo, sendo que ao longo dos anos, ele passou a valer em todos os estados brasileiros.

A arrecadação deste imposto pretende principalmente arrecadar fundos para o investimento em setores importantes para a melhoria das condições de vida dos habitantes desta cidade.

Sendo que do valor arrecadado, 50% é investido no estado e o restante no município de sua arrecadação.


Consulta IPVA 2020 PI

Quando chegar a data definida para a quitação do IPVA 2020 PI, é preciso que você conheça muito bem o valor, bem como outras informações importantes para o pagamento bem-sucedido do imposto.

Pensando justamente nisso, o Detran PI disponibiliza o seu portal para que você consulte esses dados de forma online. Confira o passo a passo que deve ser seguido para essa consulta:

  • Acesse o site oficial do Detran usando este link – http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf;
  • Com a página já carregada, continue em frente informando o número da placa e RENAVAM do seu veículo.
  • Em seguida informe o ano de exercício em que você pretende realizar a consulta, e depois clique em “Consultar”.

Quando clicares em consultar, na próxima página serão lhe apresentadas informações relacionadas ao seu IPVA (valor devido, prazo de pagamento, etc.).

VEJA TAMBÉM:


Valor do IPVA 2020 PI

Há uma variação notável no valor cobrado pelo IPVA em cada estado brasileiro ao longo dos anos. Ocorrendo que o valor pago no Piauí não é o mesmo cobrado em São Paulo por exemplo.

No entanto, de forma generalizado, a definição desse valor depende dos mesmos fatores: ano de fabricação do veículo e alíquota aplicada por tipo de veículo.


Tabela IPVA 2020 PI

Assim que a tabela do IPVA 2020 PI é divulgada, todo o proprietário de um veículo automotor deve procurar conferir a mesma. Pois ela é o calendário que lhe permite efetuar o pagamento do IPVA dentro do tempo.

Para interpretar essa tabela, você deve ter em mente que nela se usa o último digito que aparece no número da placa do veículo para a identificação do contribuinte.

Para o pagamento em parcelas, a tabela também apresenta o prazo definido para a quitação de cada uma das 3 cotas do tributo.

Calendário pagamento IPVA 2020 PI
Final da placa Cota única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 31/jan 28/fev 29/mar
2 28/fev 29/mar 30/abr
3 29/mar 30/abr 31/mai
4 30/abr 31/mai 28/jun
5 31/mai 28/jun 31/jul
6 28/jun 31/jul 30/ago
7 31/jul 30/ago 30/set
8 30/ago 30/set 31/out
9 30/set 31/out 29/nov
0 31/out 29/nov 30/dez

Veja as tabelas de pagamento do IPVA em outros estados brasileiros:


Pagamento IPVA PI

O primeiro passo que precisa ser atendido para o pagamento do IPVA 2020 PI, é a emissão do guia de pagamento. É por meio deste guia emitido no site do Sefaz que você pode se dirigir a uma agência bancária e quitar o valor do IPVA 2020.

Além do pagamento numa agência presencial do:

  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Bradesco ou;
  • Caixa Econômica Federal.

Também é possível efetuar esse pagamento pelo Internet Banking da sua agência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *